terça-feira, 31 de agosto de 2010

Definição de SAUDADE...



Emocionante como uma criança pode definir um sentimento que muitos adultos não sabem nem mesmo o que é.


Artigo do Dr. Rogério Brandão

Médico oncologista clinico

RC Recife Boa Vista D4500

Médico cancerologista, já calejado com longos 29 anos de atuação profissional, com toda vivencia e experiência que o exercício da medicina nos traz, posso afirmar que cresci e me modifiquei com os dramas vivenciados pelos meus pacientes.

Dizem que a dor é quem ensina a gemer.

Não conhecemos nossa verdadeira dimensão, até que, pegos pela adversidade, descobrimos que somos capazes de ir muito mais além.

Descobrimos uma força mágica que nos ergue, nos anima, e não raro, nos descobrimos confortando aqueles que vieram para nos confortar.

Um dia, um anjo passou por mim...

No início da minha vida profissional, senti-me atraído em tratar crianças, me entusiasmei com a oncologia infantil.

Tinha, e tenho ainda hoje, um carinho muito grande por crianças. Elas nos enternecem e nos surpreendem como suas maneiras simples e diretas de ver o mundo, sem meias verdades.

Nós médicos somos treinados para nos sentirmos "deuses". Só que não o somos! Não acho o sentimento de onipotência de todo ruim, se bem dosado. É este sentimento que nos impulsiona, que nos ajuda a vencer desafios, a se rebelar contra a morte e a tentar ir sempre mais além. Se mal dosado, porém, este sentimento será de arrogância e prepotência,

o que não é bom. Quando perdemos um paciente, voltamos à planície, experimentamos o fracasso e os limites que a ciência nos impõe e entendemos que não somos deuses. Somos forçados a reconhecer nossos limites!

Recordo-me com emoção do Hospital do Câncer de Pernambuco, onde dei meus primeiros passos como profissional.

Nesse hospital, comecei a freqüentar a enfermaria infantil, e a me apaixonar pela oncopediatria. Mas também comecei a vivenciar os dramas dos meus pacientes, particularmente os das crianças, que via como vítimas inocentes desta terrível doença que é o câncer.

Com o nascimento da minha primeira filha, comecei a me acovardar ao ver o sofrimento destas crianças. Até o dia em que um anjo passou por mim.

Meu anjo veio na forma de uma criança já com 11 anos, calejada, porém por 2 longos anos de tratamentos os mais diversos, hospitais, exames, manipulações, injeções, e todos os desconfortos trazidos pelos programas de quimioterapias e radioterapia.

Mas nunca vi meu anjo fraquejar. Já a vi chorar sim, muitas vezes, mas não via fraqueza em seu choro. Via medo em seus olhinhos algumas vezes, e isto é humano! Mas via confiança e determinação. Ela entregava o bracinho à enfermeira, e com uma lágrima nos olhos dizia: faça tia, é preciso para eu ficar boa.

Um dia, cheguei ao hospital de manhã cedinho e encontrei meu anjo sozinho no quarto. Perguntei pela mãe. E comecei a ouvir uma resposta que ainda hoje não consigo contar sem vivenciar profunda emoção.

Meu anjo respondeu:

- Tio, disse-me ela, às vezes minha mãe sai do quarto para chorar escondido nos corredores. Quando eu morrer, acho que ela vai ficar com muita saudade de mim. Mas eu não tenho medo de morrer, tio. Eu não nasci para esta vida!

Pensando no que a morte representava para crianças, que assistem seus heróis morrerem e ressuscitarem nos seriados e filmes, indaguei:

- E o que morte representa para você, minha querida?

- Olha tio, quando agente é pequena, às vezes, vamos dormir na cama do nosso pai e no outro dia acordamos no nosso quarto, em nossa própria cama não é?

(Lembrei minhas filhas, na época crianças de 6 e 2 anos, costumavam dormir no meu quarto e após dormirem eu procedia exatamente assim.)

- É isso mesmo, e então?

- Vou explicar o que acontece, continuou ela: Quando nós dormimos, nosso pai vem e nos leva nos braços para o nosso quarto, para nossa cama, não é?

- É isso mesmo querida, você é muito esperta!

- Olha tio, eu não nasci para esta vida! Um dia eu vou dormir e o meu Pai vem me buscar. Vou acordar na casa Dele, na minha vida verdadeira!

Fiquei "entupigaitado". Boquiaberto, não sabia o que dizer. Chocado com o pensamento deste anjinho, com a maturidade que o sofrimento acelerou, com a visão e grande espiritualidade desta criança, fiquei parado, sem ação.

- E minha mãe vai ficar com muitas saudades minha, a emendou. Emocionado, travado na garganta, contendo uma lágrima e um soluço, perguntei ao meu anjo: - E o que saudade significa para você, minha querida?

- Não sabe não tio? Saudade é o amor que fica!

Hoje, aos 53 anos de idade, desafio qualquer um dar uma definição melhor, mais direta e mais simples para a palavra saudade: é o amor que fica!

Um anjo passou por mim...

Foi enviado para me dizer que existe muito mais entre o céu e a terra, do que nos permitimos enxergar. Que geralmente, absolutilizamos tudo que é relativo (carros novos, casas, roupas de grife, jóias) enquanto relativizamos a única coisa absoluta que temos nossa transcendência.

Meu anjinho já se foi, há longos anos. Mas me deixou uma grande lição, vindo de alguém que jamais pensei, por ser criança e portadora de grave doença, e a quem nunca mais esqueci. Deixou uma lição que ajudou a melhorar a minha vida, a tentar ser mais humano e carinhoso com meus doentes, a repensar meus valores.

Hoje, quando a noite chega e o céu está limpo, vejo uma linda estrela a quem chamo "meu anjo, que brilha e resplandece no céu. Imagino ser ela, fulgurante em sua nova e eterna casa. Obrigado anjinho, pela vida bonita que teve, pelas lições que ensinastes, pela ajuda que me destes.

Que bom que existe saudades! O amor que ficou é eterno.


♥ A vida é curta, mas as emoções que podemos deixar duram uma eternidade. ♥




segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Joanna Cardoso Marcenal



“Todos os dias vejo o sorriso no rosto de uma criança. Um sorriso cálido, cheio de sonhos e desejos. Ela me chama de mãe, me abraça e me transmite o maior amor do mundo.
Todos os dias luto por ela. Cuido, amo incondicionalmente.
Todos os dias penso em como será a sua vida, num mundo cheio de problemas, mas também cheio de maravilhas.
Todos os dias lembro de como foi tê-la em meu ventre, imaginar seu rosto e sentir seus movimentos.
Todos os dias vejo como ela cresce, se movimenta, aprende palavras e se relaciona com as outras pessoas."

Vocês já pensaram se isso tudo lhes fosse retirado de uma hora para outra? Já pensaram no berço vazio? Já pensaram em não acordar mais cedo ou passar noites em claro pela falta de SEUS FILHOS? Fechem os olhos e pensem nisso. Sentiram um medo terrível só de pensar? Agora abram seus olhos e olhem para seus filhos. Sentiram um alívio tremendo?
É MÃES, a Cris está com o berço vazio!!!! E o coração cheio de uma dor insuportável. Quando ela fecha os olhos e abre de novo, sua filha não está mais lá. O alívio não vêm e a dor continua.
Para a Cris, essa dor vai continuar sempre! Não haverá justiça no mundo que apague a dor pela filha que se foi.
Se não levantarmos nossa voz para deixarmos bem claro que a decisão da justiça foi falha, que NENHUMA LEI AFASTA A FILHA DE UMA MÃE POR 90 DIAS, que um médico ou hospital errou muito por deixar que um estagiário cuidasse de uma menina que precisava de cuidados de um profissional muito bem treinado e com experiência, além de outros absurdos no caso de JOANNA... Vocês já leram sobre o caso? Já sabem o que está acontecendo? Se não levantarmos nossa voz para isso tudo, qual legado deixaremos para os nossos filhos? Que ter influência e dinheiro é tudo na vida? Que essa influência pode superar o amor e a dor?
Há leis para tudo hoje em dia! Leis criadas para nos protegerem. E quando não são, como foi o caso de JOANNA?
E se fosse com você, o que faria? O que você gostaria que fizessem por você? Então MÃES, levantem SUA VOZ. Ajudem, repassem, escrevam suas palavras. Mas façamos algo, antes que um dia nada se faça por NÓS e pela perpetuação da ajuda mútua. Do amor ao próximo.

"Nada pode apagar a passagem da Joanna neste mundo. Nem a dor de sua perda. Nem o amor que plantou em sua mãe.
Nada pode trazê-la de volta. Nada.
Mas podemos lutar para que outras Joannas não sejam vítimas de uma injustiça.
Todos os dias."


Links e vídeos relacionados.

** São de extrema importância e apresentam trechos dos processos.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

...pra encerrar a semana...

Eu definitivamente sou uma pessoa de sorte... após uma conversa rápida com uma amiga muitoooo especial e de longa data ela me mandou a seguinte mensagem...


"Que hoje se realize tudo o que você quer. Que a Paz de Deus e o frescor do Espírito Santo estejam em seus pensamentos, dominem a noite em seus sonhos e esteja sobre todos os seus medos. Que Deus se manifeste de uma maneira jamais experimentada por você. Que seus desejos sejam atendidos, inclusive seus sonhos mais íntimos, e que suas orações sejam respondidas."

Deus, cuida da minha AMIGA!


Vim compartilhar porque é o que desejo do fundo do meu coração a todas vocês!!!
Beijos e um ótimo final de semana...

Pensamento da Semana...


"Sabe, tenho pensado muitas coisas. Tenho pensado sobre os presentes que a vida nos dá, sobre a caixinha de surpresas que ela é. Penso que ela se assemelha ao natal. É como a árvore cheia de sinos e enfeites com presentes escondidos. Alguns deles vão nos agradar, outros nem tanto. Na verdade, iremos odiar alguns presentes. Mas definitivamente, em algum momento, vamos fazer alguma coisa com eles.


Se alguém lhe der um par de meias, talvez você prefira não usá-la. Talvez não combine com seus sapatos, ou ainda, não seja da marca que você goste. Mas talvez você possa voltar e trocar por alguma coisa que lhe agrade. Ou, quem sabe um dia, você poderá entregá-la pra alguém que precise. Talvez seu presente seja presentear, e não ser presenteado. Talvez ela vire pano de chão, flanela. Talvez ela sirva de lição. Talvez ela tenha valido a pena pela boa intenção de quem a comprou pra você. Ou talvez, sirva de lição pena má intenção de quem a comprou. Um dia, em algum momento, elas vão servir pra alguma coisa.


Metaforicamente falando, a vida sempre nos dá meias. Umas coloridas, divertidas e confortáveis. Outras pequenas, feias e desagradáveis.


Quando alguém te dá um conselho torto, ou se intromete na sua vida, ou te deseja coisas ruins, é a vida te dando um presente. Você pode não saber, mas um dia vai fazer alguma coisa de tudo isso que lhe foi dito ou desejado.
Às vezes, um conselho ruim serve de ênfase àquilo que realmente queremos ou achamos que está correto. Nem sempre vêm com boa intenção, esses presentes que a vida nos dá. Mas ela espera que os transformemos em coisas boas. Ela espera que salvemos o bolo solado, que costuremos a roupa rasgada. Ela espera um sorriso, diante de uma arrogância. Ela espera um ato de generosidade, diante de um ato de egoísmo. Um cubinho de açúcar, pra um amargo suco. É isso que a vida espera de nós.
Logicamente, não dá pra superar as expectativas sempre. É perdoável perder a cabeça, errar, ser egoísta e intolerante de vez em quando. Mas não gaste seus créditos demais. São créditos que, uma vez estourados, tornam-se irrecuperáveis. Não esqueça que tudo retorna. Quem planta maldade, colhe maldade. Quem planta mentira, colhe mentira. Quem planta discórdia, colhe discórdia. Quem planta... colhe... e vai por aí.


Reciclar presentes, reutilizar. Você pede laranjas, a vida te dá limões. Pare de reclamar e vá fazer limonada. Pense que poderiam estar podres, esses limões. Nós sempre achamos que nossa casinha é a pior, porque só olhamos pras mansões, e nunca olhamos pros barracos. A gente nunca tem o que quer, porque somos insaciáveis. Se nos contentássemos com o que temos, teríamos tudo o que queremos. Conheça o dito popular, aquelas frases de pára-choque de fusca: “Não tenho tudo que amo, mas amo tudo o que tenho!” Pois é. Às vezes, a vida não nos dá uma mansão, porque sabe que não vai adiantar. Ela sabe que chegaremos lá, e ainda seremos infelizes, porque sempre iremos querer muito mais do que temos. Você compraria um presente que sabe que não vai agradar? Eu não.


A resposta pra tudo, não é buscar o caminho da felicidade. A resposta pra tudo é ser feliz pra buscar o caminho.
Felicidade vem de dentro pra fora. Ninguém é feliz porque a vida o fez feliz. As pessoas são felizes, e depois disso, a vida deu-lhes presentes que souberam aproveitar.

Por isso, fiz uma escolha. Ser feliz antes. Ser feliz antes de ter os presentes que quero. Quando a vida me der limões, quando eu pedir laranjas, eu vou fazer uma limonada. Se ela me der um par de meias feio, eu vou usá-lo para alguma coisa. Resolvi parar de reclamar, e de esquentar a “mufa”, porque os presentes que eu quero não estão embaixo da árvore. Pelo menos minha árvore tem algo embaixo. Pelo menos eu tenho uma árvore. Tem pessoas que nem isso tem. E, depois que decidi ser feliz antes, choveu presentes na minha árvore. Porque passei a olhar os pequenos presentes que a vida me dava, mas que eu jogava no lixo. Tudo serve, tudo se reutiliza, tudo ensina. Ser feliz antes...é a fórmula!"

Autor desconhecido

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Criança diz cada uma!!!....



1) - Uma menina estava conversando com a sua professora.
A professora disse que era fisicamente impossível que uma baleia engolisse um ser humano porque, apesar de ser um mamífero muito grande, a sua garganta é muito pequena.
A menina afirmou que Jonas foi engolido por uma baleia.
Irritada, a professora repetiu que uma baleia não poderia engolir nenhum ser humano; era fisicamente impossível.
A menina, então disse:
- 'Quando eu morrer e for para o céu, vou perguntar a Jonas'.
A professora lhe perguntou:
- 'E o que vai acontecer se Jonas tiver ido para o inferno?'
A menina respondeu:
- 'Então é você que vai lhe perguntar.'

________________________________________________________
2)- Uma professora de creche observava as crianças de sua turma desenhando. Ocasionalmente passeava pela sala para ver os trabalhos de cada criança.
Quando chegou perto de uma menina que trabalhava intensamente,perguntou o que desenhava.
A menina respondeu:
-'Estou desenhando Deus.'
A professora parou e disse:
-'Mas ninguém sabe como é Deus.'
Sem piscar e sem levantar os olhos de seu desenho, a menina respondeu:
- 'Saberão dentro de um minuto'.

_________________________________________________________
3)- Uma honesta menina de sete anos admitiu calmamente a seus pais que Luis Miguel havia lhe dado um beijo depois da aula.
- 'E como aconteceu isso?' Perguntou a mãe assustada.
- 'Não foi fácil', admitiu a pequena sehorita, 'mas três meninas me
ajudaram a segurá-lo'.

_________________________________________________________
4)- Um dia, uma menina estava sentada observando sua mãe lavar os pratos na cozinha.
De repente, percebeu que sua mãe tinha vários cabelos brancos que sobressaíam entre a sua cabeleira escura. Olhou para sua mãe e lhe perguntou:
- 'Porque você tem tantos cabelos brancos, mamãe??
A mãe respondeu:
- 'Bom, cada vez que você faz algo de ruim e me faz chorar ou me faz ficar triste, um de meus cabelos fica branco.'
A menina digeriu esta revelação por alguns instantes e logo disse:
- 'Mãe, por que TODOS os cabelos de minha avó estão brancos?'

_________________________________________________________
5)- Um menino de três anos foi com seu pai ver uma ninhada de gatinhos que havia acabado de nascer. De volta à casa, contou, com excitação, para sua mãe que havia gatinhos e gatinhas.
- 'Como você soube disso?' perguntou a mãe.
- 'Papai os levantou e olhou por baixo', respondeu o menino. 'Acho que
ali estava a etiqueta'.

_________________________________________________________
ESTA É A MELHOR
6)- Todas as crianças haviam saído na fotografia e a professora estava tentando persuadi-las a comprar uma cópia da foto do grupo.
- 'Imaginem que bonito será quando vocês forem grandes e todos disserem:
ali está Catarina, hoje ela é advogada, ou também 'Este é o Miguel. Agora é médico'.
Ouviu-se uma vozinha vinda do fundo da sala:
- 'E ali está a professora. Já morreu.'

Por isso eu adoooro crianças... sinceridade é tudooo!!!
Relaxar um pouquinho é sempre bom né??? E rir é sempre uma boa pedida!!!
Beijos e um ótima quinta...

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Ansiedade!

A ansiedade é uma sensação difusa, inexplicável que provoca sintomas diferentes para cada pessoa: falta de ar, taquicardia, nervosismo, suores, problemas digestivos (prisão de ventre, enjôos, gases), fome exagerada (gula), medos que se tornam irracionais e sem sentido, ficar irritado e provocar brigas e discussões por nada, ingestão exagerada de bebidas alcoólicas ou calmantes, etc...

A manifestação dos sintomas incomoda tanto que os ansiosos procuram qualquer forma para acabar com eles: quem come em excesso e engorda demais, procura uma dieta milagrosa, recorre a cirurgiões plásticos ou faz grandes sacrifícios e loucuras para emagrecer rápido(muitas vezes provocando outros problemas de saúde); aqueles que tem medos , como o de dirigir um veículo, por exemplo, fazem aulas e mais aulas sem fim na auto--escola (sem nunca acabar com o medo); as pessoas que tem falta de ar e taquicardia , achando que terão um infarto, fazem uma via sacra por vários médicos , submetem-se a fazer uma infinidade de exames e jamais acreditam quando os resultados são normais.

Veja bem: as pessoas fazem várias tentativas para acabar com os sintomas que a ansiedade provoca e nenhuma delas resolve o problema porque são tentativas para acabar com os sintomas FÍSICOS que ela traz. O tempo passa, o problema cresce, vem a sensação de perda do controle e isto gera mais ansiedade ...

É um círculo vicioso sem fim...

O problema não se resolve porque as pessoas tratam apenas dos sintomas físicos provocados pela ansiedade , quando, na realidade, é preciso tratar as causas da ansiedade!!

A ansiedade é gerada pelo choque de exigências conflitantes, pela mania de perfeição, por não querer magoar os outros, por impulsos autodestrutivos, por possuir uma auto-imagem ilusória, por medo das críticas, medo de errar, por preocupações excessivas, por inveja do outro e querer ser igual a ele, por atitudes e pensamentos equivocados que aprendemos a partir da infância, entre outros fatores.


E como resolver?

Respire corretamente! (Ajuda a relaxar!)

Pratique exercícios físicos regularmente!

Procure um(a) psicólogo(a)! Assim você vai aprender a lidar com as causas da ansiedade!


LEMBRE-SE!

O passado é irrecuperável, não pode ser alterado!

Mas o futuro depende das nossas atitudes agora, no presente!

A psicoterapia (tratamento psicológico) faz você voltar no tempo, descobrir as causas da sua ansiedade, aprender a lidar com elas, superá-las e , com certeza, SER FELIZ!


Dra. Olga Inês Tessari


E vocês também sofrem desse mal? Eu sou super ansiosa, se tenho algum compromisso importante, uma prova, entrevista de trabalho uma viagem, eu passo a noite praticamente em claro, a dor de barriga é certa... rs e a fome exagerada idem! Mas acho que está tudo dentro do normal ainda, nada que mereça maior atenção ou ajuda profissional... E pior minha filha é igualzinha e ainda tem o terrível habito de roer as unhas, o qual vem se agravando, se alguém tiver alguma dica eu aceito!



terça-feira, 24 de agosto de 2010

Olhe para você e goste do que vê!



"Goste de ser quem é. Melhore o que for passível de mudança, se essa for a sua vontade. A sua, verdadeiramente. Não a do seu vizinho, a do seu pai ou a da sua amiga. Perceba que as suas imperfeições tem um certo charme. Algo como uma marca registrada, um diferencial. Lembre-se que o perfeito, na maioria das vezes, pode ser muito chato. Estável, certinho, plástico. Um tanto monótono e irreal. A perfeição estética entedia, dá sono, parece que sofre de falta de intensidade. A perfeição comportamental rouba as suas idiossincrasias, lhe torna previsível demais. E, naturalmente, ela não é real. Se existir, é através de uma tentativa de enquadrar-se. E aí, o brilho é apagado por um mecanismo de adaptação forçada. Falso.

Ame ser você mesmo, com todo o ônus e todos os bônus que existem em sê-lo. Com todas as marcas que a vida lhe deixou. Elas são as provas mais fiéis de como você tem vivido, de como tem levado os seus dias. Seus tombos e suas vitórias. Suas burradas e as suas maiores conquistas. Tudo isso é seu e de mais ninguém. Pessoal e intransferível. Orgulhe-se mesmo quando não foi feliz nas suas escolhas, se quando as estava fazendo era com a melhor das intenções. A vida é assim: surpreendente! Nem sempre podemos ter o controle de tudo e prever todas as respostas. Mas sempre podemos ser honestos. Sempre podemos recomeçar e tentar fazer diferente, o que não saiu como gostaríamos.


Sinta-se o máximo para você mesmo. Por ser quem é. Não precisa divulgar, fazer propaganda, nem tentar convencer ninguém disso. Até porque, autopromoção não pega muito bem. É um tanto over. Também não tente se auto-afirmar perante os outros, provocando ou diminuindo terceiros. É feio. E o tiro sempre sai pela culatra, aviso! Sinta-se o máximo sem precisar que os outros endossem publicamente esse sentimento. Sinta-se assim, VOCÊ. O resto é conseqüência do que você emana.


Não deixe que besteiras te coloquem para baixo ou minem a sua auto-estima. Você é única e isso, por si só, já é motivo para comemoração. Muitas pessoas gostam disso, da sua individualidade. Mesmo com os traços que escapam aos contornos pré-estabelecidos... Ser você deve ser bem interessante. Assim, não se queixe, não reclame, não inveje, não lamente o que não pode ser mudado. Gaste esse tempo melhorando o que é do seu interesse e o q pode ser aperfeiçoado com disciplina e boa vontade. Sim, sempre dá para ser melhor, mas isso não precisa ser um drama na sua vida. Gaste seu tempo com atitudes e não com choramingo sem fim. Não resolve.


Aproveite o fato de ser você. Preocupe-se com o que importa. Bonito, também, é ser educado(a), comportamentalmente elegante. Bonito é ter bons princípios e agir honestamente. Charmoso é ter energia, amor pela vida. É rir e divertir-se sem precisar de acontecimentos extraordinários. Aliás, aproveite as ordinariedades cotidianas. Isso é o máximo! Contagia. Una as coisas da melhor forma possível. Design, conforto e desempenho. Torne-os complementares. E, ao final, orgulhe-se de ser quem é. Não se abale com pouca coisa. Não diminua a imagem que tem de si mesmo porque se comparou à alguém. Aliás, não perca seu precioso tempo fazendo comparações ou procurando o defeito alheio. Cada um é o que é. E, se você não “se achar”, vai estar perdida perante os outros. É lógico. Sendo assim, extrapole o amor que sente por você mesma. Orgulhe-se. Cante de galo. Importe-se com quem se importa com você. De fato e de direito. Pode começar agora. Não dói, não custa e não enfraquece. Aprenda que, na maioria das vezes, felicidade é uma questão de olhar para dentro de si mesma e gostar do que vê".

Fonte: www.mulheresnofds.com.br