segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Marido de gravata e avental tbm!


Acordar bem cedo, preparar o café da manhã, fazer o lanche dos filhos, levá-los à escola, ir para o trabalho, almoçar, ou melhor, fazer almoço, voltar para o trabalho e ao chegar à noite em casa, ao invés de se jogar no sofá para assistir à novela, ainda é preciso verificar se as crianças fizeram o dever do colégio, arrumar o jantar e aí sim, o mais que merecido descanso...Ufa! Não é nada fácil ser uma mulher moderna hoje em dia. Isso por que aquela divisão de papéis na qual o marido saía para o trabalho enquanto a mulher ficava cuidando dos afazeres domésticos e dos filhos está bem ultrapassada: Hoje as mulheres representam 40% do mercado de trabalho.

Ou seja, assim como os homens, elas também ajudam no sustento da família e não deixaram de ser responsáveis pelos serviços referentes ao lar. Acúmulo de tarefas, não é mesmo? Dessa forma, nada mais que justo(e necessário) é o auxílio do marido em casa, mesmo por que empregadas domésticas são um luxo que a grande maioria das famílias não tem como bancar.


Rainha-do-lar” X “Rei-do-lar


A criação acaba sendo uma das grandes responsáveis pela sobrecarga de tarefas em cima da ala feminina. Isso mesmo! Ou você já esqueceu que nós mulheres fomos educadas desde crianças para sermos mães exemplares? A brincadeira das meninas ainda é ser mamãe de suas bonecas, é motivo para a família entrar em pânico, sob a dúvida de o garoto estar apresentando sinais de homossexualidade.

Com essa realidade, muitas mulheres se vêem na obrigação de dar conta do recado: elas cozinham, lavam,passam, educam os filhos e acreditam que isso não é nada mais que a obrigação . “A mulher se tornou polivalente. Ela consegue separar as atividades que desenvolve e exercer várias tarefas”, afirma Mariusa Fontoura, do conselho dos Direitos da Mulher em Mato Grosso. E completa: “Hoje nós já estamos morrendo do coração, coisa que era raro acontecer. E o stress também tem tomado conta de nossas vidas, pois não existe meio termo para nós mulheres: tudo o que fazemos, procuramos fazer até o final e de forma perfeita”.

Sendo assim, aprender a delegar algumas responsabilidades é fundamental para garantir um dia a dia mais saudável e menos tumultuado. Não pense que você é a única que deve se preocupar com a sua casa, com a criação dos filhos, etc... Isso está mais do que antiquado!

Até a década de 50, vá lá... AS mulheres realmente eram educadas para serem esposas ideais e só podiam se casar se soubessem cozinhar, lavar, passar... Mas isso não faz mais nenhum sentido. Em pleno século XXI a vida das mulheres mudou completamente. O mais legal é acompanhar estas mudanças sem aquele pensamento machista, tanto por parte das mulheres quanto dos homens.


Favor X Obrigação


Essa é a grande questão quando o homem auxilia a sua esposa em algum trabalho doméstico. A resposta é fácil: trata-se da divisão de tarefas, portanto os dois são responsáveis, ou seja, a obrigação é mútua. “Em alguns casos, ainda falta a compreensão dos homens, pois acreditam que é dever das mulheres cuidar da casa, fazer a comida e lavar a roupa; a mulher ainda precisa estar cheirosa e disposta para dar carinho”, explica Mariusa Fontoura.

Mas esta situação tem mudado bastante: atualmente já são mais de 50% dos homens, segundo dados do IBGE, que, além de trabalharem fora, também se dedicam a pilotar o fogão, o tanque ou qualquer outra atividade relacionada ao lar. É uma grande mudança, não é mesmo?

Homens que já moraram sozinhos antes do casamento costumam dividir as tarefas sem maiores problemas e não vêem isso como uma atitude que atinge a masculinidade. “Enquanto fazia a faculdade em outra cidade, era eu mesmo quem cuidava do meu apartamento. Depois de casado, não vejo problema algum em cooperar em casa, mesmo porque temos 3 filhos e não é nada justo cair tudo em cima da minha esposa”, afirma Pedro Carvalho, engenheiro, sem medo de vestir o avental.


Igualdade prá já!


Para conquistar essa tão desejada igualdade em casa, conversar e propor uma divisão das atividades de acordo com a carga de trabalho é o ideal. Por exemplo, se você trabalha mais de manhã do que ele, deixe o almoço por conta do seu marido. É simples, basta dialogar e explicar o quão turbulenta se tornou a sua rotina. Mas só isso não é o suficiente, “ter a paciência de esperar que o marido aprenda a executar determinadas tarefas é um grande passo”, explica a psicóloga Olga Inês Tessari. “Muitas vezes, ela mesma não tem a paciência de esperar que outras pessoas realizem determinadas tarefas, seja porque são mais lentas na execução ou mesmo porque elas não a realizam da mesma maneira que ela, que já tem muita prática”, completa Olga Inês. Então, ao invés de criticar o seu marido quando ele fizer algo que não lhe agrade muito, explique para ele com todo o jeitinho, senão você poderá desmotivá-lo e, ai sim, terá que dar conta de tudo sozinha. E não é o que você quer, não é verdade? Então, muita calma, diálogo e compreensão nesses momentos, caso você queira encontrá-lo todo carinhoso preparando o jantar após o trabalho e não jogado no sofá, ok?


Invertendo os papéis


Seu marido olha feio toda vez que você menciona a idéia de dividir as tarefas e, por mais que você explique que está cansada, ele não se comove? Então, a solução para esses casos é propor a troca de função por uma semana. Que tal? Não é necessário vocês trocarem de emprego, mas ele terá que desempenhar seu papel sempre que estiver em casa, por exemplo: toda vez que um dos filhos disser: “Mãe, estou com fome!”, é seu marido quem deve dar o jantar na situação. Ao chegar do trabalho, você não se preocupará com o jantar, já que ele é quem vai estar tomando conta disso... Nem é necessário uma semana inteira, em menos tempo, seu marido já vai cansar e aceitará dividir as atividades.



E aí meninas estão satisifeitas nesse quesito com o maridão? Eu ainda não estou 100%, mas ele ja melhorou mto e ja até se arrisca preparar uma comidinha pra gente de vez em quando!

5 comentários:

  1. Aqui ele não é nem louco de não ajudar!hahahahah...ponho o homi p/lavar louca,lavar bunda cagada de criança,varrer casa,ele só não cozinha pq eu amooo,mas mesmo assim ontem mesmo ele cortou cebola,salsa e cebolinha!kkkkkk...dou moleza não!
    Ele faz tudo isso pq prefere fazer do levar esporro,os meus são terríveis!Então faz tudo pela PAZ!E que assim seja sempre!rss...
    Por isso eu digo sempre...a culpa não é do homem que não ajuda,a culpa é da mulher que tem que se impor e botar ele p/trabalhar!Direitos iguais,ora bolas!:))

    ResponderExcluir
  2. Hum.. na cozinha meu marido arrasa.. muito bem mesmo.. e qndo precisa ajudar, tbem se prontifica nos serviços de ksa... Ah axo q não tenho doq reclamar.. rsrsr

    ResponderExcluir
  3. ...eu ainda não tenho marido, mas espero que o futuro me ajude, e como a Mari disse q nós somos as culpadas, eu prometo fazer a minha parte! ;)

    ResponderExcluir
  4. Bom como mtas sabem meu marido é turista em ksa.. rs
    no começo eu sofri um bocado.. pq ele era mto acomodado.. mas eu não dei mole.. e consegui grandes avanços.. já consegui até q ele lavasse o banheiro.. uhuu
    ele me ajuda sim.. qdo está em ksa.. não posso reclamar.. e não ajuda p ver! ram!

    ResponderExcluir
  5. Vixxii Maria o meu ultimamnete nem a churrasqueira quer pilotar..fiquei sem emprega essa semana(se Deus quizer na quarta começa outra)
    então castigo todo dia no restaurnate, a libertação dos escravos ocorreu no dia 13 de maio..kakak

    Falando serio eu desisti, ele realmente não gosta, não quer, mas tem um lado positivo nunca reclama quando digo hj nao farei almoço!!rsrs

    Beijoss primas..saudades de vcs!

    ResponderExcluir