terça-feira, 21 de setembro de 2010

A partir de quando posso deixar meu filho em casa sozinho?


Tchau, filho, mamãe já volta!

Por Roberta Roque, filha de Jandira e José Roberto

“A partir de quando eu posso deixar meu filho sozinho em casa?”. Essa é uma questão delicada que muitos pais acabam enfrentando em algum momento. A outra pergunta é: “Em qual momento?”. Antes de mais nada, os pais devem estabelecer uma relação de confiança com os filhos.

Há pontos importantes que devem ser levados em consideração, vamos lá.

Riscos em casa
Para a pediatra Flávia Bravo, a criança não pode nunca ficar sozinha. “Existem crianças de 12 anos responsáveis, outras não”, essa decisão varia muito de família para família.

Dra. Flávia Bravo alerta que a maioria dos acidentes ocorre na cozinha, então é essencial que os pais tenham essa precaução. “Cozinha é um lugar que criança não entra nunca. As janelas devem ter telas e remédios devem ser inatingíveis”.

Todo o cuidado é pouco, pois não podemos esquecer que para as crianças as noções de risco e consequência ainda não estão maduras o suficiente.

Desenvolvimento emocional
“Cada família deve construir junto do filho esse momento de poder ficar sozinho em casa. Em relação à idade, tudo depende da personalidade da criança e dos pais”, explica a psicóloga Andreia Calçada.

Mas é claro que esse grande passo deve ser tomado após muita conversa orientações. “Crianças de 12 anos têm um pouco mais de discernimento e já têm o expediente de telefonar para alguém caso aconteça alguma emergência”.

Geralmente por volta dos 12 anos, a criança começa a dar sinais de que pode ficar sozinha. A dica que a psicóloga Andreia Calçada dá é observar a criança indo até a padaria sozinha, por exemplo, e ver como ela se sai.

Dra. Andreia Calçada explica que quando trabalhada corretamente, essa noção de independência melhora muito a autoestima da criança. Mas é claro que os pais precisam instruir bem os filhos, crianças muito agitadas e bagunceiras, por exemplos, são mais suscetíveis a “aprontar” quando se encontram como reis da casa.

Independência faz bem
As crianças precisam conquistar aos poucos certa independência, pois isso traz benefícios para seu desenvolvimento emocional. Um estudo americano realizado pela Sociedade de Pesquisa do Desenvolvimento da Criança, publicado no mês de julho, sugere que, diferente do que muita gente imagina, as crianças não sofrem quando as mães voltam a trabalhar.

Pesquisadores entrevistaram mais de mil crianças, com idade entre 0 e 7 anos, de diferentes nacionalidades, e, descobriram que não há nenhum efeito adverso no desenvolvimento infantil quando as mães voltam à rotina profissional.

A conclusão final é neutra, a acadêmica americana Jane Waldfogel, declarou ao jornal The Guardian que o teor dessa pesquisa é único, pois os pesquisadores consideraram o impacto total na relação familiar quando a mãe retorna ao trabalho. Incluindo aspectos como estabilidade financeira, bem-estar da família e desenvolvimento de qualidade da criança.

Esta é uma boa notícia para as mães que ficam preocupadas com o que sua ausência durante o trabalho pode causar aos pequenos.

Na lei
Segundo declaração do advogado Ricardo de Moraes Cabezón, presidente da Comissão de Direitos da Criança e do Adolescente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), não existe tempo específico que seja permitido que o filho fique sozinho. “Vale o bom senso e a análise de cada caso em sua particularidade. Ainda assim, no geral, quem está com a guarda da criança deve responder pelo que acontece com ela”.

O artigo 133 do Código Penal caracteriza como crime o Abandono de Incapaz. Segundo a lei, o crime consiste em “abandonar pessoa que está sob seu cuidado, guarda, vigilância ou autoridade, e, por qualquer motivo, incapaz de defender-se dos riscos resultantes do abandono”.

A advogada Alexandra Ullman esclarece a questão. “De acordo com a Lei Penal e com o Estatuto da Criança e do Adolescente, qualquer criança menor de 12 anos, que seja colocada em situação de risco, os responsáveis devem ser processados criminalmente”.

Dra. Alexandra Ullman explica que acima de 12 anos de idade, o indivíduo passa a ser considerado adolescente, dessa maneira, a definição de “incapaz” não se encaixa mais completamente no caso. Para a advogada, há outras maneiras de estimular a independência do menor, como, por exemplo, incentivando a criança a fazer suas próprias tarefas, como arrumar sua própria cama.

Enfim, tudo depende da relação entre pais e filhos. O ponto principal é conhecer a capacidade da criança se defender em situação de risco. Se não há completa confiança de uma das partes, para que arriscar, não é mesmo?


Postei esse texto pq é um assunto que tem haver com meu momento, ja que dentro de alguns dias, vou ficar sem empregada. To meio preocupada, em deixar os dois filhotes em casa pela manhã, mesmo confiando na Camila, sei que se algo acontecer não vou me perdoar...

8 comentários:

  1. Ai amiga....eu acho que não existe 'regra',depende MUITO da educação,maturidade da criança e principalmente da cidade onde vivem.

    Eu moro no RJ,imagina o pânico né?!Mas ao mesmo tempo moro em um condominio fechado com segurança armado,em um dos bairros estatisticamente de menor violência. Por isso depende muito,acho que se fosse em outro bairro nem deixaria!

    Stella já ficou algumas vezes confesso,mas sempre em situações atípicas,como eu correr pro PS c/Leo convulsionando.E ela é uma menina madura apesar dos seus 10 anos. Sabe que é proibido mexer em fogão,abrir a porta até p/amigas,etc,etc,etc...mas enfim!

    Beijos lindona!:))

    ResponderExcluir
  2. Amiga, ela ja tem 12 né? Olha minha mãe me deixava sozinha com o meu irmão desde os 10 anos.
    No inicio ela trancava a porta da frente p/ gente nao deixar ninguem entrar e nem sair.
    Desligava o gás e mandava a gente ficar longe do fogão.
    Mas eram tempos pequenos, de 2/3 horas. Se vc confia nela e acha que não tem problema, fique tranquila!

    ResponderExcluir
  3. FABI, eu concordo com os coments acima... vc melhor do que ninguem conheçe bem a Mila e sabe do comportamento dela!
    As meninas geralmente são mais maduras com 12 anos neh, Gabri perto de mim é uma coisa, longe é outra, ele fica responsável e cuida do irmão como ninguem...
    Ja precisei deixá-los sozinhos e Gabri cuidou do Pedro bem e tbm se comportou muito bem...

    ResponderExcluir
  4. Os meus filhos tem 7 e 8 anos eu nao confio mais em deixar com ninguém , a ultima babá bateu no meu filho, por tanto vou esperar eles crescerem , mais nao to suportando ficar em casa sem fazer nada, e sei que vai demorar deles ficarem sozinhos, alguem pode me ajudar???

    ResponderExcluir
  5. Olha o Biel tem apenas 8 aninhos é bem responsável e tenho lidado com isso no meu cotidiano, fecho o gás desligo tudo da tomada e ele me liga a cada 30 minutos me informando o que esta fazendo. Tenho muito medo, mais meu medo maior e de ver ele apanhando na mão de uma pessoa estranha.

    Será que estou errado? Me ajudem!

    Rodrigo

    ResponderExcluir
  6. Oi Rodrigo! Como as meninas disseram não existe regra, depende o lugar q vc mora, se é ap ou casa, se vc acha q é seguro, eu tenho 2 filhos hj com 12 e 04 anos e ficam na parte da manhã sozinhos ja faz mais de 01 ano, até agora nunca aconteceu nda graças a Deus... minha maior preocupação é com acidente, ou alguém q invada a casa, sei lá, são tantas coisas, q no caso vc teria q responder por ter deixado um menor sozinho no caso, sem falar o peso na consciência! O que eu faço é pedir ao papai do céu q esteja com eles, pq não tem outro jeito né?

    ResponderExcluir
  7. A partir de abril, deixarei o meu filho sozinho até a hora de ir para a escola que a moça vem buscar. /ele tem 8 anos, estou um pouco preocupada, mais pelo horário que ele vai carodar, pois eu e o pai dele saímos muito cedo e ele estuda à tarde. Mas ele é reponsável, obedece, sei que não é de mexer em nada, pois já deixei várias vezes sozinho. Moro em uma vila e isso ajuda a ficar mais seguro né? Monitorarei direto do trabalho.

    ResponderExcluir
  8. Bom saber q nao tem lei certa, pois outro dia, deixei meu sobrinho de 9 anos por 10 minutos pra ir na padaria comprar pao pra gente e levei uma bronca pq ele nao pode ficar sozinho. Eh contra lei. Se for ela lei ele so pode ficar sozinho aos 18 anos.

    ResponderExcluir