quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Quanta culpa!!!


É bem verdade que toda mãe quer o melhor para o seu filho e tende a ser perfeccionista em tudo o que faz. Não aceita errar e sofre com os deslizes que acredita ter cometido. Mas nem sempre as coisas saem como o esperado. Aí, em vez de encarar com naturalidade os acontecimentos, ela abre brechas para o clássico sentimento de culpa, que não dá sossego.


Para quem está passando por isso, a primeira lição é: “A culpa só existe quando você faz algo propositalmente para prejudicar, ferir ou magoar alguém”, alerta a psicóloga e psicoterapeuta Olga Inês Tessari, de São Paulo. Se você já deu o melhor de si, a regra é exorcizar esse sentimento ou vai acabar ainda mais ansiosa.


O problema é que, na maioria das vezes, as mães demoram a se convencer de que precisam se cobrar menos. Segundo Mara Pusch, psicóloga clínica e professora da Universidade Federal de São Paulo, é comum elas mergulharem na culpa até mesmo por conta de situações corriqueiras, como não levar o filho para escola, dar menos atenção ao parceiro, deixar de ir à academia, que já está paga. “Na maioria das vezes, acabamos por exagerar nas conseqüências de nossas ações, sentimentos e pensamentos e não reconhecemos nossas qualidades”, observa a especialista. Nesse caso, uma atitude sensata é refletir se a culpa é real ou imaginária, se tem de fato razão de existir. “Quando lidamos de forma saudável com esse sentimento, conseguimos retomar nosso eixo, dar a volta por cima e continuar nossa trajetória”, aconselha Mara Pusch.

Não diga “Eu errei”


Outra dica é não pensar que você falhou nisso ou naquilo. Aliás, no exercício da maternidade e da paternidade, é fundamental apagar a palavra erro do dicionário. Essa expressão é meio caminho andado para o sentimento de culpa aflorar. Quem alerta é a psicóloga Angélica Capelari, professora da Universidade Metodista de São Paulo. “Só faz sentido pensar em erro quando alguém sabia o que deveria ter feito e se omitiu. E os pais, muitas vezes, não sabem como agir”, observa. O casal geralmente repete o que viu os outros fazerem, o que os pais fizeram e assim por diante.

Filho, como você sabe, não vem com manual de instruções. E as mães, como acontece com qualquer ser humano, podem até almejar a perfeição. Mas é bom ter consciência de que esse é um ideal impossível. Por isso, não custa repetir: não precisa se cobrar tanto assim!


Mãe é o bicho mais estranho da face da terra não é mesmo? Será possível a gente parar de se culpar um dia?

6 comentários:

  1. Dizem que sobrenome de mãe é culpa né!?Mas assim como tudo na vida,ninguém nasce sabendo,tb é preciso aprender a ser mãe! Confesso que não me incluo no hall das mães que se sentem culpadas por tudo,rss,minha consciência é limpa!kkkkkkkkk....faço o que posso,dentro do possível,sem neuras!

    **Uma das partes mais gosotosas da minha manhã é ler os textos que vcs postam!Adoro!:)

    ResponderExcluir
  2. Oii Primas..tava lendo seu post e lembrei de um fato que acontece com uma tia da minha empregada, encontraram uma grande quantidade de droga na residencia dela e ela disse a policia que era dela, mas era do filho, resultado ela esta presa, e se julga culpada pelo filho estar assim, porém o filho está solto e aprontando mto..axo que aqui fora ela ia ser bem mais útil né.
    A vida de mãe educadora não é nada facil, eu tento ensinar o bem, por que o "certo" nem eu as veses o reconheço.

    beijoss

    ResponderExcluir
  3. Oun obrigada Mari! Tbm sou apaixonada pelo seu blog...
    Eu ja fui pior em relaçao a culpa, hj em dia estou bem mais ligth e tbm tenho a cosciência tranquila... mas acho que sempre posso melhorar!

    ResponderExcluir
  4. Eu tambem nao tenho culpa não, não me arrependo de nada que eu fiz, acho que enquanto eu tiver dando o melhor de mim eu terei o melhor dela.
    Ta bom, eu tendo a ser perfeccionista sim. pronto falei!

    ResponderExcluir
  5. É acredito como a Fer diz, que devemos fazer sempre o melhor, nem que esse melhor não seja o mais acertado a ser feito, axo q sou meio assim, não sou uma "big mãe" mas me esforço em fazer o melhor..com culpa, as vezes, mas sabendo lidar com elas

    ResponderExcluir
  6. É amiga...a gente sempre pode melhorar em relação tudo na vida!hehe...Tem selinho pra vcs lá no bloguitcho!:))Beijo enorme!

    ResponderExcluir