terça-feira, 3 de maio de 2011

Amizades descartáveis!?


Por: Anita Damasceno

"Amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito, mesmo que o tempo e a distância, digam não...", certo?!
Errado. Infelizmente. Acho que amizade é um sentimento que muito se aproxima dos relacionamentos amorosos, e assim como o amor, possui duração incerta e uma impresivisibilidade tamanha.
Você conhece uma pessoa, enxerga afinidades, interesses em comum, um ritmo de vida parecido, e pronto! Está celebrado ali um laço de amizade.
No amor também é mais ou menos assim, você conhece uma pessoa, sente atração, afinidades, interesses em comum e enamora-se.
O ponto comum entre isso tudo é o fato de que ambos relacionamentos sempre são cercados pela imprevisibilidade, você nunca sabe se um amor vai dar certo, da mesma forma acontece com a amizade, você nunca sabe se esse amigo vai realmente estar ao seu lado nos momentos difíceis, se vai ser leal e fiel, se a sua compania vai trazer bons frutos.
Eu já tive amores que tiveram um papel importantíssimo durante certas fases da minha vida e que depois tornaram-se uma "cruz" pesada de carregar, da mesma forma, por analogia, várias amizades com o passar dos dias perderam o encaixe necessário ao meu dia a dia tornando-se nocivas e tendo que ser retiradas da minha vida, descartadas.
Falando assim, até parece que eu sou uma pessoa oportunista e insensível que usa as pessoas, e depois quando elas já não tem mais utilidade as descarto sem dó nem piedade. As pessoas mudam, o ritmo de vida muda e quando as devidas adequações não são feitas, não são aceitas, não há porque manter certos relacionamentos.
O mais surpreendente é que isso ocorre de forma natural, um belo dia você encontra a pessoa e percebe que já não tem mais intimidade pra conversar tornando a relação formal demais e fazendo daquela proximidade de outrora um abismo de distância.
E é nesse momento, que você nota que mais uma fase de sua vida passou, que você mais um vez mudou, se pra melhor ou pra pior, isso eu não sei.
As nossas amizades demonstram perfeitamente o momento vivido em nossas vidas, elas são como um espelho dos nossos hábitos, desejos e filosofia de vida. E como esses fatores são são imutáveis, muitas das vezes nossas amizades mudam conforme esses fatores mudam.
Eu mesma já tive várias fases na minha vida, e para cada fase da minha vida mantive amizades diferentes. Na minha fase solteira, livre, leve solta, por exemplo, tinha uma amiga inseparável de farras, bebedeiras e azarações, tinha um relacionamento estreitíssimo com ela porém, quando eu iniciei um relacionamento nossa amizade tornou-se distante e não sobreviveu a essa nova fase da minha vida.
Eu me perguntei várias vezes o porque e cheguei a conclusão de que o principal fator dessa distância é a falta de adequação. Tinha uma concepção de que as amizades deveriam ser para sempre e muitas vezes me senti frustrada quando percebia que tinha amizades que assim como nos relacionamentos amorosos não sobreviviam a certas as mudanças.
Consegui me libertar disso quando percebi que as coisas não precisam ser pra sempre, porém precisam ser sinceras e intensas enquanto durarem...
Ser um bom amigo, pra ter bons amigos, mesmo que não seja pra sempre.


Texto perfeito, embora a gente demore pra "entender" é exatamente o que acontece!

4 comentários:

  1. Eu amei o texto.. e embora seja triste pensar é mto verdadeiro..
    cansei de ter "amigas" que num dia dizem eu te amo.. e no outro querem me ver pelas costas..

    ResponderExcluir
  2. ...texto ótimooo... hoje consigo entender muitas coisas!!!

    ResponderExcluir
  3. Fabi, postamos sobre o mesmo assunto com 7 minutos de diferença na postagem! muita sintonia! Se eu conhecesse antes teria linkado ao meu post de hj, é perfeito!!

    Beijo enorme querida!

    ResponderExcluir
  4. Concordo, mas em partes. Atualmente o termo "amigo" se agregou a "divertimento". As pessoas buscam amizades para apenas "curtirem a vida", fora isso o resto é descartável.
    A questão sobre compartilhar momentos está quase extinta até entre os próprios casais, devido ao mundo moderno, e estamos nos tornando muito individuais......

    ResponderExcluir