terça-feira, 6 de julho de 2010

Convivência

Por Mila Mauren


As brigas entre irmãos durante a infância são velhas conhecidas da maioria das famílias. Elas ocorrem porque o mais novo pegou um brinquedo do mais velho, sem pedir permissão, ou pelo fato de o maior estar assistindo a um desenho e o pequeno ficar atrapalhando, entre muitas outras razões. Ou seja: os motivos são os mais corriqueiros.

A psicóloga e psicoterapeuta Olga Inês Tessari, de São Paulo, explica que essas brigas surgem primeiramente pela busca de espaço. "Quando a criança nasce, ela é bastante egocêntrica e, à medida que vai crescendo, acha que o mundo gira em torno dela. Então, quando chega um irmão, acredita que ele veio para tomar o espaço que antes era só dela".

Daí, um começa a delatar para os pais o que o outro fez de errado e a consequência são as encrencas por qualquer motivo. Mas quem se mete nessa briga ou toma partido sabe muito bem que só pode sair perdendo, já que, no universo infantil, não há mágoas que estraguem uma amizade de irmãos. Segundo Olga, é uma briga de amor e ódio. " Ao mesmo tempo em que sente ódio, ele ama o irmãozinho. Eles brigam e, poucos minutos depois, já estão bem, brincando, conversando", diz.

Mas essas brigas também podem ser desencadeadas pela diferença que os adultos fazem entre os filhos. Se a mãe dá mais atenção à menina ou se o pai só brinca com o filho mais novo, eis bons motivos para que surjam as desavenças. "Os pais devem dividir a atenção e tratar as crianças da mesma forma", afirma.





Acho que aqui em casa, como em toda família que tem mais de um filho, acontece igualzinho, tem dias que a paz reina e apesar da diferença de idade, eles são os melhores amigos, a Camila assume o papel de irmã mais velha e ajuda, brinca e ensina como tal e eu sou a mãe mais orgulhosa do mundo, já em outros parece que ela tem os mesmo 03 anos do irmão, brigam, se provocam, disputam atenção, resumindo nesses dias eles me enlouquecem, e eu fico triste. Eu sei que as vezes cobro demais dela, e mesmo que não intencionalmente acabo defendendo mais o irmão, mas tenho me policiado, e conversado mais com os dois sobre isso, tenho procurado não tomar partido de nenhum, porque se observar bem, o Matheus tbm provoca e acaba irritando tem dias que ela leva na boa e em outros a briga ta feita, afinal todos temos nossos dias de mau humor, eu tbm brigava mto com meus irmãos, hj restam muitas histórias pra gente rir nos encontros de férias e fim de ano, não me imagino sem eles jamais!
Fabi


DICAS MAIS FELIZ - especialista

Como lidar com as disputas:

Embora os desentendimentos entre irmãos sejam normais, os pais tem papel importante para acabar com isso e fazer com que a paz reine em casa. A psicóloga Olga Inês Tessari dá orientações valiosas para lidar com a situação:
- Nunca tomar partido diante de uma briga;
- A conversa é sempre a melhor saída. Os pais precisam sentar com os filhos e explicar que este comportamento é errado. O castigo só deverá ser adotado se os pais já explicaram que não pode haver brigas, mas as crianças continuam insistindo com as desavenças;
- A regra de conduta deve ser coerente para todos os filhos. Se recorrer ao castigo, melhor que seja aplicado igualmente a todos;
- Nunca deixe que os filhos se agridam fisicamente.




Hoje vou falar como irmã... e a irmã mais velha ao menos no momento... eu e o Rodrigo embora bem grandinhos, eu com 27 e ele com 22 ainda brigamos muito, embora os motivos sejam diferentes da infância, e posso dizer que concordo com o texto acima, embora as brigas sejam por motivos dos mais diversos, ai de quem falar mau do meu “irmãozinho” ou se meter com ele, sempre defendi e vou defender é amor de irmão, é coisa de sangue, é instinto, nem sei explicar, mas embora ele me tire do sério as vezes eu amo ele de todo meu coração.
Morei por seis meses em outra cidade e sentia tanta falta dele que quando vinha pra casa dormíamos juntos, mas eu voltei pra casa e as brigas recomeçaram... acho que faz parte do bom relacionamento!!! =)
A Fabi é uma da minhas irmãs adotivas, morou lá em casa um tempão e nós brigamos muito, mas nos amamos muito também, e hoje ficar sem falar com ela um só dia é torturante!!!
Também não me imagino sem meu irmão, sem minha família de modo geral, sou 100% família!!! E plagiando o Pedro Bial... “... seja legal com seus irmãos eles são a melhor a ponte com o seu passado e possivelmente quem vai sempre mesmo te apoiar no futuro.”

Ps.: o gatenho da foto é o Ro, meu irmão (será q precisava falar!?)!!! Eu já disse q sou apaixonada pelas crianças da primeira foto???

3 comentários:

  1. Ainn que delicia de post!!!
    O meu irmãozinho tem 1ano e meio de diferença de mim. E ai de quem se meter com ele, nós, relativamente brigamos pouco qdo crianças. Sempre fomos grandes amigos, companheiros de balada e parceiros acima de tudo. Conheci o mau atravez dele.

    ResponderExcluir
  2. Fabi, aqui em csa é igualzinho, já tínha-mos falado antes sobre isso neh! Gostei muito do post, tbm tenho tentado conversar com os 2, mas tem dias que o bicho pega aqui em casa... aiaiai, to pensando nas férias!

    Pam, tenho 3 irmãos, sou a mais velha, eu sempre ficava de fora das brincadeiras, eles não me aceitavam, pode uma coisa dessas? kkkkk
    Eu amo meus irmãos e não sei o que seria de mim se não os tivesse!

    ResponderExcluir
  3. Menina,tô pasma!!Vc descreveu EXATAMENTE o que se passa aqui em casa!

    Cão e gato,se implicam,brigam,mas se amam loucamente,incondicionalmente!Qdo vejo eles juntos,me dá muita vontade de ter mais um(o 4ºfilho!rs),e procuro fortalecer ainda mais esse amor todos os dias!

    ResponderExcluir