sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Pensamento da Semana...


"Sabe, tenho pensado muitas coisas. Tenho pensado sobre os presentes que a vida nos dá, sobre a caixinha de surpresas que ela é. Penso que ela se assemelha ao natal. É como a árvore cheia de sinos e enfeites com presentes escondidos. Alguns deles vão nos agradar, outros nem tanto. Na verdade, iremos odiar alguns presentes. Mas definitivamente, em algum momento, vamos fazer alguma coisa com eles.


Se alguém lhe der um par de meias, talvez você prefira não usá-la. Talvez não combine com seus sapatos, ou ainda, não seja da marca que você goste. Mas talvez você possa voltar e trocar por alguma coisa que lhe agrade. Ou, quem sabe um dia, você poderá entregá-la pra alguém que precise. Talvez seu presente seja presentear, e não ser presenteado. Talvez ela vire pano de chão, flanela. Talvez ela sirva de lição. Talvez ela tenha valido a pena pela boa intenção de quem a comprou pra você. Ou talvez, sirva de lição pena má intenção de quem a comprou. Um dia, em algum momento, elas vão servir pra alguma coisa.


Metaforicamente falando, a vida sempre nos dá meias. Umas coloridas, divertidas e confortáveis. Outras pequenas, feias e desagradáveis.


Quando alguém te dá um conselho torto, ou se intromete na sua vida, ou te deseja coisas ruins, é a vida te dando um presente. Você pode não saber, mas um dia vai fazer alguma coisa de tudo isso que lhe foi dito ou desejado.
Às vezes, um conselho ruim serve de ênfase àquilo que realmente queremos ou achamos que está correto. Nem sempre vêm com boa intenção, esses presentes que a vida nos dá. Mas ela espera que os transformemos em coisas boas. Ela espera que salvemos o bolo solado, que costuremos a roupa rasgada. Ela espera um sorriso, diante de uma arrogância. Ela espera um ato de generosidade, diante de um ato de egoísmo. Um cubinho de açúcar, pra um amargo suco. É isso que a vida espera de nós.
Logicamente, não dá pra superar as expectativas sempre. É perdoável perder a cabeça, errar, ser egoísta e intolerante de vez em quando. Mas não gaste seus créditos demais. São créditos que, uma vez estourados, tornam-se irrecuperáveis. Não esqueça que tudo retorna. Quem planta maldade, colhe maldade. Quem planta mentira, colhe mentira. Quem planta discórdia, colhe discórdia. Quem planta... colhe... e vai por aí.


Reciclar presentes, reutilizar. Você pede laranjas, a vida te dá limões. Pare de reclamar e vá fazer limonada. Pense que poderiam estar podres, esses limões. Nós sempre achamos que nossa casinha é a pior, porque só olhamos pras mansões, e nunca olhamos pros barracos. A gente nunca tem o que quer, porque somos insaciáveis. Se nos contentássemos com o que temos, teríamos tudo o que queremos. Conheça o dito popular, aquelas frases de pára-choque de fusca: “Não tenho tudo que amo, mas amo tudo o que tenho!” Pois é. Às vezes, a vida não nos dá uma mansão, porque sabe que não vai adiantar. Ela sabe que chegaremos lá, e ainda seremos infelizes, porque sempre iremos querer muito mais do que temos. Você compraria um presente que sabe que não vai agradar? Eu não.


A resposta pra tudo, não é buscar o caminho da felicidade. A resposta pra tudo é ser feliz pra buscar o caminho.
Felicidade vem de dentro pra fora. Ninguém é feliz porque a vida o fez feliz. As pessoas são felizes, e depois disso, a vida deu-lhes presentes que souberam aproveitar.

Por isso, fiz uma escolha. Ser feliz antes. Ser feliz antes de ter os presentes que quero. Quando a vida me der limões, quando eu pedir laranjas, eu vou fazer uma limonada. Se ela me der um par de meias feio, eu vou usá-lo para alguma coisa. Resolvi parar de reclamar, e de esquentar a “mufa”, porque os presentes que eu quero não estão embaixo da árvore. Pelo menos minha árvore tem algo embaixo. Pelo menos eu tenho uma árvore. Tem pessoas que nem isso tem. E, depois que decidi ser feliz antes, choveu presentes na minha árvore. Porque passei a olhar os pequenos presentes que a vida me dava, mas que eu jogava no lixo. Tudo serve, tudo se reutiliza, tudo ensina. Ser feliz antes...é a fórmula!"

Autor desconhecido

5 comentários:

  1. Ain....adoro seus pensamentos!é sempre bom ler coisas gostosas,refletir e viver!Beijo enorme e bom findi pra vcs!:))

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto meninas... aliás, poder ter vcs como amiga, mesmo que virtualmente, pra mim é um grande presente... Oq seriamos nós sem os amigos,,Bjinhus

    ResponderExcluir
  3. Muito bom esse texto! Faz pensar!! ;)
    Bj

    ResponderExcluir