quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Ansiedade!

A ansiedade é uma sensação difusa, inexplicável que provoca sintomas diferentes para cada pessoa: falta de ar, taquicardia, nervosismo, suores, problemas digestivos (prisão de ventre, enjôos, gases), fome exagerada (gula), medos que se tornam irracionais e sem sentido, ficar irritado e provocar brigas e discussões por nada, ingestão exagerada de bebidas alcoólicas ou calmantes, etc...

A manifestação dos sintomas incomoda tanto que os ansiosos procuram qualquer forma para acabar com eles: quem come em excesso e engorda demais, procura uma dieta milagrosa, recorre a cirurgiões plásticos ou faz grandes sacrifícios e loucuras para emagrecer rápido(muitas vezes provocando outros problemas de saúde); aqueles que tem medos , como o de dirigir um veículo, por exemplo, fazem aulas e mais aulas sem fim na auto--escola (sem nunca acabar com o medo); as pessoas que tem falta de ar e taquicardia , achando que terão um infarto, fazem uma via sacra por vários médicos , submetem-se a fazer uma infinidade de exames e jamais acreditam quando os resultados são normais.

Veja bem: as pessoas fazem várias tentativas para acabar com os sintomas que a ansiedade provoca e nenhuma delas resolve o problema porque são tentativas para acabar com os sintomas FÍSICOS que ela traz. O tempo passa, o problema cresce, vem a sensação de perda do controle e isto gera mais ansiedade ...

É um círculo vicioso sem fim...

O problema não se resolve porque as pessoas tratam apenas dos sintomas físicos provocados pela ansiedade , quando, na realidade, é preciso tratar as causas da ansiedade!!

A ansiedade é gerada pelo choque de exigências conflitantes, pela mania de perfeição, por não querer magoar os outros, por impulsos autodestrutivos, por possuir uma auto-imagem ilusória, por medo das críticas, medo de errar, por preocupações excessivas, por inveja do outro e querer ser igual a ele, por atitudes e pensamentos equivocados que aprendemos a partir da infância, entre outros fatores.


E como resolver?

Respire corretamente! (Ajuda a relaxar!)

Pratique exercícios físicos regularmente!

Procure um(a) psicólogo(a)! Assim você vai aprender a lidar com as causas da ansiedade!


LEMBRE-SE!

O passado é irrecuperável, não pode ser alterado!

Mas o futuro depende das nossas atitudes agora, no presente!

A psicoterapia (tratamento psicológico) faz você voltar no tempo, descobrir as causas da sua ansiedade, aprender a lidar com elas, superá-las e , com certeza, SER FELIZ!


Dra. Olga Inês Tessari


E vocês também sofrem desse mal? Eu sou super ansiosa, se tenho algum compromisso importante, uma prova, entrevista de trabalho uma viagem, eu passo a noite praticamente em claro, a dor de barriga é certa... rs e a fome exagerada idem! Mas acho que está tudo dentro do normal ainda, nada que mereça maior atenção ou ajuda profissional... E pior minha filha é igualzinha e ainda tem o terrível habito de roer as unhas, o qual vem se agravando, se alguém tiver alguma dica eu aceito!



6 comentários:

  1. ahhhhhhhhhhh como sofro!!!! Amiga, no meu blog tem uma super materia sobre isso, cheia de dicas, até chas e remedinhos naturais que eu ja usei, demais! vou achar p/ vc!

    ResponderExcluir
  2. Vixxiii se sofro..para cada cituação tenho uma reação diferente..as vezes como mto até passar mal, outras não como nada, em algumas tenho diarreia, e em outros mto frio mesmo que seja verão..a ultima acontece mais em situações de mto nervoso..

    Primas parabens ..os seus posts estão cada dia mais interressantes..

    beijoss

    ResponderExcluir
  3. Meu nome é ansiedade.. em todos os dias do mês e pior ainda na TPM.. ainnn como eu sofroo!

    ResponderExcluir
  4. Menina....eu me achava super anisosa,agora vejo que não!Acho que sou só hiperativa mesmo!hahaha...de todos esses ítens só sinto taquicardia em algumas situações,mais nada,graças a Deus!

    ResponderExcluir
  5. Hã, o texto foi pra mim ????? rsrsrs
    MInha ansiedade tomou uma proporção tão grande, que hj em dia preciso de 3 medicamentos para segurar, e também faço psicoterapia, pq se não, eu surto!

    ResponderExcluir
  6. aiiiiiii, esse texto foi pra mim!
    Eita pessoa ansiosa eu viuuu...
    A ansiedade aqui vem junto com a dor de barriga...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir