segunda-feira, 16 de agosto de 2010

O desafio de criar meninas!



Por Tissiane Vicentin

Desde sempre, meninos e meninas recebem uma educação diferenciada. Seja pela própria criação que os pais receberam (e repetem), seja por imposição de conceitos da sociedade.
A psicopedagoga Kátia Pupo afirma que é difícil generalizar casos, afinal cada família tem seu jeito, cultura e crenças em se tratando de criação dos filhos. Mas mesmo assim, há diferenças importantes. "Se falamos das meninas criadas nas grandes cidades, a mudança é sem dúvida muito maior, do que no interior, por exemplo. Não há, hoje, a preocupação exagerada das famílias em preparar a menina para ser uma dona-de-casa exemplar. A maioria dos pais deseja para suas filhas uma carreira profissional, além de um casamento e filhos, é claro. Aumentou a expectativa diante delas", ressalta a profissional.
Claro que o conceito de que toda mulher deve ser delicada e feminina ainda existe e é muito cultivado pela sociedade, afinal, é o que as mulheres têm de melhor: ser mulher. Kátia explica que ainda há uma pressão muito grande por parte de uma maioria que insiste no conceito tradicional de que mulher deve ser "bonitinha, arrumadinha, doce e receptiva", como ela define. A mídia em geral investe muito nisso. São revistas fazendo publicações totalmente voltadas para a beleza, indústria de cosméticos utilizando de forte apelo nesse aspecto, ou mesmo a televisão. Mas mesmo com todo esse apelo, o universo feminino foi crescendo a aparecendo. "Cada vez mais mulheres saíram da esfera privada e passaram a freqüentar com sucesso os espaços públicos", diz a psicopedagoga.
Meninas estão sendo criadas para o mundo, para serem mães, esposas e, inclusive, trabalhadoras. E não só "do lar". "Ao criar meninos e meninas, o cuidado é não reforçar estereótipos tradicionais, dar possibilidade que se desenvolvam em todas as potencialidades, independente disso estar ‘adequado’ ao que se espera dos papéis sexuais", esclarece a estudiosa em gêneros escolares.
Kátia sugere que a criação dos meninos é que deveria ser mudada, já que ainda existe uma sociedade predominantemente machista. "O desafio maior está com os pais e mães de meninos. Hoje a menina e a mulher podem muita coisa que antes não podiam, invadiram o universo que era predominantemente masculino, há maior tolerância com suas escolhas. Deveríamos nos preocupar em criar os ‘novos meninos’, para que a inevitável convivência entre os sexos nos relacionamentos amorosos e profissionais possa ser mais harmônica", pontua.

O maior desafio para mães de meninas é influenciá-las a construírem suas personalidades - bem longe dos conceitos tradicionais - e preservarem valores que realmente importam. "O desafio para as meninas passou a ser maior: entrar na briga da sociedade competitiva e manter o salto alto", finaliza Kátia.


Adorei a matéria, concordo que a criação das meninas mudou muito, mas como sempre tem os dois lados né? Vejo pela minha filhota que aos 11 aninhos, não mostra interesse algum pelas tarefas domésticas, o máximo que ela faz é arrumar o quarto, isso quando não da um jeitinho e convence a empregada a fazer por ela, as vezes me pego pensando se não seria hora de exigir mais dela nesse sentido, mas enquanto tiver alguém que ela sabe que faz essa parte, vai ser difícil. Por outro lado, ela se dedica muito aos estudos, é responsável, tira boas notas, fora que ela é minha companheira pra tudo, falamos sobre tudo, ela da opinião sobre qualquer assunto seja roupa, cabelo, esmalte, ai é uma delícia, nesses dias ela quem tem me ajudado no banho, nos curativos, vai comigo ao consultório, da bronca quando me pega tentando erguer os braços pra pegar alguma coisa, se preocupa comigo, com o irmão, um amor de menina!
Concordo também, que devemos mudar a maneira de criar os meninos, chega de homem machão, e isso com certeza vem de berço!

9 comentários:

  1. Eu sempre digo que teira mais 2 meninOs,mas não teria mais uma meninA,rss...sempre sonhei em ser mãe de mulher,mas na prática tem sido muito difícil. Claro que depende da personalidade de cada uma,mas é complicado no mundo de hoje.
    Com meninO é tudo mais fácil,desde a hora de evstir,até a hora de educar. Pra mim se encaixa perfeitamente o complexo de édipo e complexo de electra,em breve escreverei sobre isso!

    ResponderExcluir
  2. Vou aguardar então então Mari! Realmente na fase que as nossas meninas estão ta ficando mais difícil...

    ResponderExcluir
  3. Oii Fabi..eu sempre detestei trabalhos domesticos..fazer comida então era um parto..sempre disse que seria independente, solteira e mto bem sucessedida profissionalmente.. E ai em qual delas eu acertei? Amoo demai minha familia, minha filha e quero outro, amoo cosinhar, e tenho paixão por cuidar da casa, limpar, organizar e decorar.
    Axo a Mila coisa mais querida do mundo, e se vc ensinar ela a ser responsavel e a ter bom caracter tha de mto bom tamanaho.

    beijinhos e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  4. Eu não tenho experiência nenhuma com meninas,, (mãe de dois homens), mas acredito que muito se mudou realmente,, e como professora vejo q tá cada vez mais dificil, principalmente na questão sexual e amorosa, o meu filho mais velho com 13 anos é bem mulecão ainda,, e as meninas na idade dele, já tá ai,, saindo a noite, procurando os rapazes mais velhos e tals,, isso nem é o problema,, o negócio é que infelizmente elas estão perdendo o "rumo da coisa".. e parece que qnto mais "tranquera" for o kra mais elas gostam.. ainda bem q não é regra geral,, e que temos meninas como a Mila da Fabi que parece bem "cabeça",, que bom se as mulheres conseguissem assumir o seu papel na sociedade, sem contudo, perder muitos valores..

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que a sociedade relaxa mais com os meninos, eu amo arrumar e emperiquitar minha filha, sei que se fosse homem eu tmb seria assim, mas se alguem ver a menina "bagunçada" ja vai dizer que a mãe é relaxada e tal, se ver um menino mal vestido ja acha que é normal. Isso tudo é muito estranho p/ mim, ate pq eu e meu irmão somos ate hj tratados de forma diferente.

    ResponderExcluir
  6. ...Criar filhos sempre vai ser dificil, eu como ainda pretendo ter os meus ainda acredito que sempre vai haver respeito em todos os sentidos da palavra... espero saber educar os meus barrigudinhos igual meus pais me educaram, igual a Fabi e o Mau educaram...

    E abaixo o machismo absurdo que existe até os dias de hoje!!!

    ResponderExcluir
  7. Concordo com o que a Kelly falou. E sim, os meninos são criados de forma diferente...absurdo esse machismo. A sociedade precisa rever isso!

    ResponderExcluir
  8. Que assunto mais interessante, importantíssimo... Parabéns pelo post!
    Eu faço de tudo pra que meus filhos não se torne homens machões, Gabri lava a louça, arruma cama, lava os seus tênis... COM Pedro será do mesmo jeito!
    Eu tento mostrar pra eles que várias tarefas que dizem ser só para mulher realizar, que podem e devem ser feita por homens tbm, que todas tem que participar dos afazeres de casa, ainda mais quando não se tem uma ajudante diariamente que é o nosso caso aqui em casa!

    Fabi, a Camila ta linda, Parabéns... ela é mesmo um doce de menina neh, que fofa ela se mostrar tão interessada em te ajudar, isso é muito importante...
    Que vcs continuem sempre assim: AMIGAS...

    Eu não posso falar como é ser mãe de meninas, pq aqui em casa eu tenho é uma coleção de pipi neh... kkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  9. Coleção de pipi foi mara.. kkk
    Quem sabe vem uma pererequinha agora né??? rs
    Então.. lá em ksa tem um grande ajudante e reclamante e claro: projeto de machão!
    Ele vem com papo do tipo.. secar louça é coisa de mulher! aff onde foi q ele aprendeu??
    mas relaxem.. q comigo machismo não tem vez.. coloquei o pai dele na linha e farei o msmo com ele.. neh?
    rsrs
    detesto homens q acham q tudo em ksa é obrigação da mulher.. detestooo!
    Estou me empenhando o máx p criar um filho com uma visão diferente.. digo p ele q estou criando o marido q as mulheres gostarão de ter.. rsrs
    não sei se erro.. mas LG tem 7 anos e já ajuda em coisinhas do tipo.. arrumar a mesa.. tirar a mesa.. secar louça.. tratar dos bichos.. arrumar o quarto.. enfim.. coisas que eu acho q ele pode fazer..
    Parabéns aos pais q sabem educar seus filhos.. parabéns Fabi pelos filhos lindos...

    ResponderExcluir